sexta-feira, 13 de julho de 2012

Processo de Teste Ágil

Antes de prossegir, vou usar a referência "Manifesto para Desenvolvimento Ágil de Software" para relembrar o que vimos nos post anteriores.

- Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas 
No nível de planejamento e nas reuniões diárias, o bom diálogo com os desenvolvedores poderá resolver problema de escopo antes de virarem problemas. 
Em termos de processo, a nossa principal equivalência é o planejamento e a criação dos casos de teste, ambos paralelos ao desenvolvimento.
- Software em funcionamento mais que documentação abrangente
Ter bons resultados exige planejamento, mesmo que resumido. Nos métodos ágeis, tarefas com simpes descrição substituem a formalidade da documentação.
Para a qualidade do produto, entender o que será feito na tarefa e onde será feito geram casos de teste. Com o comprometimento da qualidade, é necessário pensar um pouco antes de sair testando, transformar o pensamento em algo descritivo e esse processo não é demorado, pelo contrário, é paralélo ao periodo de desenvolvimento. Criar os casos de teste não será gargalo no Processo de Teste Ágil proposto
- Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos
Neste nível, em termos de qualidade do produto, o analista de testes deve se colocar no ponto de vista do usuário final, se o que foi feito de fato vai suprir a necessidade do cliente, ser auto-critico e avaliar a usabilidade. Falo isso porque a qualidade do produto e o desenvolvimento são clientes internos em uma empresa, mas quem de fato aprovará o projeto é o cliente.
- Responder a mudanças mais que seguir um plano
A mudança do requisito comentei no post sobre criação dos casos de teste, que tem alto impacto no Processo de Teste Ágil. Por isso reforço aos analistas e testadores, que tenham bom dialogo com o desenvolvimento do produto, isso ajudará muito no decorrer do processo. Esse talvez seja o pior de todos os problemas proposto, uma mudança radical do escopo de uma tarefa ou projeto inteiro, mas não esqueça que a criação dos casos de teste serão paralelos ao desenvolvimento, é um impacto paralelo e não como um gargalo posterior

O processo de Teste Ágil quando bem aplicado torna-se produtivo, gerando indicadores e encontrando uma boa gama de defeitos no produto.
Torna-se indispensável o uso de uma ferramenta de gerenciamento, por isso recomendo o TestLink pelo custo x beneficio da ferramenta, possibilidade da criação do Plano , dos casos de teste, dos papeis envolvidos, da execução de teste, do resultado e relatórios finais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário