terça-feira, 17 de julho de 2012

Ciclo de Correção e Teste

No período de execução de teste o testador terá em mãos o Plano de Testes onde contém os principais objetivos a atingir e também os casos de teste para execução. Todos estes documentos foram criados anteriormente, paralelo as tarefas do desenvolvimento, portanto, não deixe de ler o post o plano de testes e os casos de teste. Recomendo que leia tudo que foi proposto até agora, para entender melhor o processo.

1 Durante a execução de teste é comum encontrar bugs no produto ou inconformidades. Normalmente na execução de um caso de teste é possivel encontrar bugs indiretamente e estes devem ser registrados. Cito um exemplo: O caso de teste é realizar login com sucesso. Durante esta execuçao, foi percebido que o tamanho do campo "nome" é menor do que o nome do login válido. Neste caso, encontramos um bug que não há caso de teste criado.
Quando encontramos alguma diferença entre o esperado e o encontrado, define-se bug.
No nosso processo, o testador registra todo o ocorrido durante a jornada do dia e retorna ao Analista de Teste, pois no nosso exemplo é ele quem irá dar o feedback diário da execução de teste;


2 O desenvolvedor irá corrigir o problema reportado. Em métodos ágeis de desenvolvimento, essa interação costuma ser rápida. Testadores estão sempre em comunicação com desenvolvedores, informando ou levantando informações sobre um possivel bug.

3 Quando o aplicativo estiver corrigido o testador deverá retestar o aplicativo, apenas na correção, sem ser regressivo. Poderá ocorrer testes de regressão baseado no conjunto de tarefas, mas isso varia de acordo com o projeto.
Uma boa prática é reportar todos os bugs encontrados e seguir todo o plano de teste proposto. Ao encerrar todos os testes, cria-se uma nova baseline de execução, com apenas correções, sem necessidade de retestar tudo.


Neste nível do processo, entra em cena uma ferramenta para registro de incidentes. Recomendo o uso da ferramenta Mantis, por ter um excelente custo x beneficio e ser bem completa além de gratuita. Existem bons tutoriais na internet para uso e configuração.
Essa ferramenta é indispensável. Tudo que for encontrado deve ser registrado, nada pode ser perdido ou esquecido. Em relação ao Plano e Casos de Teste, poderia ser substituido por qualquer alternativa, um txt por exemplo, mas o registro de incidente deve ser bem organizado e ser fornte de referência e pesquisas futuras

Nenhum comentário:

Postar um comentário