terça-feira, 24 de julho de 2012

Automação de Teste no Processo Ágil de Teste

O bom uso da automação de testes aplica-se em dois casos: Testes de Regressão ou tarefas que exigem uma grande quantidade de repetição. Realizar testes regressivos ocupa tempo e contingente e dentro de um processo ágil de teste seria inviável. No caso das tarefas repetitivas essa demanda só é atendida com automação.

1 Na reunião de planejamento do produto, dependendo das tarefas ficará explicito o uso ou não de automação. Tarefas estressantes só poderão ser feitas com uso de ferramentas. Em alguns casos existe a possibilidade de impacto em uma mudança, onde será necessário fazer testes de regressão.

2 Na parte de automação, será necessário ter alguém dedicado para tarefa. Criar scripts de automação pode levar algum tempo e exige um conhecimento especifico em uma ferramenta.
Enquanto o analista de testes cria os casos de teste funcional, um testador com aptidão na ferramenta ou um outro analista de teste dedica-se na automação.

Scripts de automação pode ser adaptados ou reaproveitados neste nível de criação.

3 Para métodos de teste ágil, automação só se aplica em testes regressivos ou relacionado a teste não-funcional (carga, stress etc) de app já existente. 
Quando uma tarefa do desenvolvimento for concluida, o aplicativo está pronto para receber testes.
Em um ambiente especifico aplica-se os testes automatizado e ao mesmo tempo aplica-se testes funcionais manuais, aumentando a cobertura

Uma boa ferramenta de testes funcionais e recomendo é TestComplete. Essa ferramenta aplica-se testes funcionais em aplicativos desktop, uma ferramenta paga com um excelente custoxbeneficio.
Para automação funcional de teste web recomendo a ferramenta SAHI, gratuita e interage com scripts AJAX.


Nenhum comentário:

Postar um comentário