terça-feira, 21 de agosto de 2012

Plano de Teste e o Ciclo Ágil


Cada tarefa de desenvolvimento deve gerar casos de teste, casos de teste válidos e casos de teste invalidos. Este conjunto de casos de teste são adicionados em um plano de teste, cobrindo todas as possibilidades de uma funcionalidade.
Olhe a imagem. Vamos imaginar que um plano de testes contenha seis casos de teste e que neste momento iniciou a execução dos testes:
Esta coluna mostra o plano de teste para um determinado programa ou um conjunto de tarefas desenvolvidas pelo DEV. Plano de testes deve conter o objetivo dos testes e o conjunto de casos de teste.
No exemplo, foi executado um ciclo de testes, tres casos de teste falharam. Isso significa que o aplicativo não está bom para o cliente e precisa de correção.

Os desenvolvedores trabalham nas melhorias e correções e o analista de testes registra os bugs e organizam o segundo ciclo de testes.
2 No segundo ciclo de teste não é necessário testar todos os seis casos de teste novamente. No primeiro ciclo, os teste um, tres e seis foram aprovados. Quando isso ocorre o esforço de teste do segundo ciclo deve ser somento nos testes reprovados. Seria perda de tempo testar novamente o que já está aprovado.
3 O desenvolvimento corrigiu as tarefas reprovadas, geraram um novo APP e enviaram para os testadores

No resultado do segundo ciclo de testes, os casos de teste dois, quatro e cinco foram aprovados com sucesso. Os seis casos de testes depois de dois ciclos foram aprovados. O aplicativos está apto a ser entregue para o cliente.

Em casos especificos, uma correção pode influenciar outros casos de teste. Se o analista de testes tiver a rastreabilidade de uma funcionalidade, pode ser retestados outros pontos da aplicação.
De qualquer forma, o segundo ciclo de testes será sempre a partir do retrabalho. Se o caso de teste um falhar e influenciar o dois e o tres, será testado o um, dois e tres apenas.



Um comentário:

  1. Parabéns pelos posts. Só senti falta de mencionar o Selenium para realizar os testes automatizados em aplicações web

    ResponderExcluir