quinta-feira, 12 de julho de 2012

A Execução de Teste


1 O periodo de tempo para criação dos casos de teste inicia no planejamento e vai até o encerramento das tarefas do desenvolvimento. Observando a imagem, é neste período que todo ambiente e artefatos relevantes para o teste devem ser preparados, por exemplo, necessidade de banco de dados, arquivos ou dados especificos para uma execução de teste. Enquanto o Analista de Testes preprar os Casos de Teste, o Testador pode fazer essa tarefa, deixando tudo pronto para execução.

2 Essa linha pontilhada mostra o limite de tempo, imaginando uma linha de tempo de cima para baixo. Tenha sempre como meta trabalhar até este periodo. Quanto mais o Analista de Testes ter isso como regra, melhor será a administraçao do tempo.
Supondo que exista dois executáveis, um está pronto para o teste e outro ainda está em desenvolvimento, o Analista de Testes deverá priorizar os Casos de Teste para o aplicativo pronto e liberar o conjunto de testes para o Testador (Suite de Testes)
Um Plano de Testes pode ter diferentes ciclos de teste, portanto, se a tarefa estiver pronta e os casos de teste também, libere a execução o quanto antes. Lembre-se que tempo no processo ágil é fundamental.









3 Quando um conjunto de tarefas se torna algo executável, os casos de teste e o ambiente estará pronto. Neste nível o esforço será apenas em executar, contando as horas estimadas.
Testadores devem manter o foco apenas em concluir os objetivos do Plano de Teste.

Passe o Plano de Testes com  os Casos de Teste para o Testador e monitore os resultados das execuções, diariamente ou por periodos de horas. Questione sempre o andamento dos Testes, faça um resumo do andamento e entregue ao responsável do Desenvovimento.
A ferramenta TestLink cobre todas essas necessidades.

Processos de Desenvolvimento Ágeis normalmente realizam reuniões de curto prazo (15mim) por dia. Dar retorno do andamento dos testes aos desenvolvedores é tarefa do Analista de Testes.


No post seguinte trataremos de Registro de Incidente e do monitoramento do Processo de Teste Ágil, por isso não vou me aprofundar nestas questões agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário