terça-feira, 10 de julho de 2012

Os Casos de Teste


1 Visualizando o processo, neste nível não existe nada que seja testável. Desenvolvedores estão transformando tarefas planejadas em aplicativos. É neste periodo que o Analista de Testes começa a criar cada Caso de Teste baseado em uma tarefa. Dependendo da tarefa, deve-se levar em consideração a criticidade, adicionando mais (ou menos) casos de teste. Em média, uma tarefa especifica pode gerar 3 casos de teste, exemplo: Tarefa: Adicionar login na ferramenta. Casos de Teste: Login valido, login inválido, campos em branco. 
Crie sempre Casos de Teste inválidos. A quantidade de bugs se escondem no que é imprevisivel, não vá pelo caminho feliz. 
Crie testes em situação adversas. Usuários constumam fazer qualquer coisa, menos o caminho feliz. Desenvolvedores se preocupam apenas com o que é válido em um processo.


2 As tarefas tornam-se algo testavel em diferentes periodos. Vamos imaginar que cada um dos aplicativos na figura tem um tempo de 2 dias de diferença. Independente do periodo em que eles estiverem prontos, os Casos de Teste estarão prontos para a execução. 
Se uma tarefa (ou conjunto) ficar pronto logo, certamente não era nada complexo e não será um Caso de Teste difícil de escrever. Tarefas simples geram Casos de Teste simples, na maioria das vezes.


3 Em métodos ágeis de desenvolvimento, tarefas podem ser criadas posteriormente ou poderá mudar o escopo. Mudança de escopo é um impacto pesado no nosso processo ágil de teste. Pode ser duas coisas: Faltou uma melhor conversa inicial no planejamento ou o caminho que seria tomado não é viável. Esteja sempre em comunicação com os desenvolvedores. Uma pequena mudança não tem grande impacto mas a mudança por completo de uma tarefa é descartar o trabalho feito e recomeçar.
Caso não seja alteração de escopo e sim adição de tarefas, será necessário a mudança da estimativa de tempo pro teste. Adicione mais 30mim para cada Caso de Teste. Na nossa proposta tinhamos 7:30 mim para testar tudo no projeto, adicionando mais uma tarefa, lá se vão mais 1:30mim (3x 30mim por CT), ou seja, 9horas de teste.


Apenas para reforçar, essas horas estimadas é de esforço de teste, somente execução dos Casos de Teste. Considere que o ambiente foi montado lá no inicio do projeto, são paralelos ao desenvolvimento. 9 horas é apenas o tempo em que o Testador executará os Casos de Teste. 
O tempo que temos para criar os casos de teste, praticamente terá uma data limite ao invés de uma hora estimada. Nosso periodo de criação começa após reunião inicial e vai até ter um aplicativo, algo testável. 
Este periodo é suficiente para planejar bons Casos de Teste e sobra tempo (experiência).


Na criação dos Casos de Teste é que começaremos a ter uma noção maior do projeto. Muitas vezes, as estimativas mudam e o Plano de Testes poderá ser alterado, como foi exemplificado na imagem.



Um comentário:

  1. Best of the Day | YouTube.com - VIVALTY.CC
    ‎VIVALTY · ‎VIVALTY youtube link to mp3 · ‎VIVALTY · ‎VIVALTY

    ResponderExcluir