segunda-feira, 9 de julho de 2012

O Plano de Testes

Já temos noção de que levará 2 semanas para a conclusão deste projeto. Sabemos também quais tarefas e qual importância de cada uma delas. Para obtermos um melhor resultado, iremos organizar toda a informação obtida na reunião (Sprint Meeting) em um Plano de Testes.
O Plano de Teste é o documento que estará presente em todas as fases do teste, sendo bem objetivo e dinâmico, irá conter informações necessárias e diretas para execução dos testes. Observe a imagem:




1 Com os dados obtidos na reunião, o Plano de Testes deverá conter o objetivo do projeto e o ambiente necessário. Alguns projetos são dedicados à determinados ambientes, outros exigem que sejam executados em ambientes especificos. Tendo essa informação, mobilize a equipe (ou alguém) para montar o ambiente especifico (caso ele não exista). Deixe tudo pronto, adiante o quanto antes o ambiente e não perca tempo. Antes de executar um caso de teste, o ambiente deve estar pronto para receber o novo EXE.
Gostaria de lembrar que estamos tratando de um método dinâmico de teste (Agile Testing), portanto, vamos focar no que é principal para o andamento, até mesmo no Plano de Testes.


2 O Plano de Testes deve conter uma estimativa de Casos de Teste e tempo pra testar. Eu sempre sugiro 3 casos de teste: 1 válido, 2 inválidos. Sendo assim, se neste projeto tiver 5 tarefas, resultará em 15 casos de teste. Estime 30 mim para execução de cada um deles.
Será utilizado 7:30mim para execução dos 15 casos de teste, correspondendo a 1 ciclo de testes. Lembre-se: isso é apenas estimativa.
Dependendo da criticidade de um projeto, mais casos de testes especificos pode ser adicionados, com técnicas especificas, Análise de Valor Limite por exemplo.

Testes não-funcionais (exemplo: carga, stress etc) podem ser adicionados como estimativa.

3 Este documento dirá quanto esforço de teste é necessário para atingir o objetivo do projeto,
para que um aplicativo atenda o requisito (tarefa ou mais de uma). O retrabalho gerado será trabalhado neste projeto. 
Se um aplicativo (conjunto de tarefas) não atenderem o proposto, o desenvolvedor irá corrigir o aplicativo e será feito um novo ciclo de testes, focado nas tarefas reprovadas.  Trataremos disso mais tarde.

A Ferramenta

Utilizaremos a ferramenta de gestão do ciclo de testes, Testlink. Não vou me aprofundar na ferramenta, pois ela é bem simples de usar, de fácil instalação e é gratuita. Existem bons tutoriais na internet que irão auxiliar na instalação e configuração.
Recomendo esta ferramenta pelo custo/benefício, pois ela antende todo o ciclo de teste, relatórios com gráficos, armazenamento, integração com bug trackers e sem nenhum custo para a empresa.

Todo o andamento de agora em diante terá como peça chave o TestLink, pois é nela que iremos registrar e criar cada documento necessário para a gestão deste projeto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário