quinta-feira, 5 de julho de 2012

O Planejamento de Testes

Para que  o processo de teste seja eficiênte, ele deve começar  junto com o planejamento do produto. Normalmente as empresas tratam o Teste de Software como uma tarefa no final do processo. Em muitos casos, o teste em uma aplicação acaba tornando-se um gargalo ou sendo pouco eficiênte pelo curto prazo proposto pela empresa.
No nosso caso, temos apenas 2 semanas para trabalhar e não vamos aguardar o aplicativo estar pronto para começar a trabalhar nele. Mas como?
Observe a imagem:






Processo de Teste e Processo de Desenvolvimentos estão juntos mas são projetos distintos, nunca esqueça isso. Serão clientes um do outro, mas o desenvolvimento com um e qualidade com outro.
1 Quando os desenvolvedores se reunem pela primeira vez, para definir o que será feito, estará presente o Analista de Teste. Dependendo da empresa, existe mais papeis como Gerente de Teste, Coordenador , entre outros. Como estamos tratando de um método ágil de teste, irei propor aqui o Analista de Teste, supondo que exista Analistas e Testadores.

Mesmo sendo uma conversa (caso de métodos ágeis), irá gerar muitas informações, como ambiente, criticidade, impacto na mudança, integração. Tudo isso é valor e informação útil para um bom planejamento de testes.
Ter em mente e estar a par dos assuntos do desenvolvimento trará melhores resultados. 


Comunicação nesse tipo de método é fundamental, portanto, é obrigação do Analista de Testes questionar o desenvolvedor em reunião, de forma amigável, sempre com o compromisso com a qualidade, nunca pessoal. Boas conversas geram mudanças de escopo de grande valor, principalmente nesta fase inicial. Essa mudança agora evita retrabalho futuro, portanto, o trabalho do teste já começou.
 Lembre-se que o método é Teste Ágil (agile testing), não go-horse!


Será definido aqui a quantidade de tarefas e horas para cada aplicativo. Para o nosso planejamento, cada tarefa do desenvolvimento irá gerar Casos de Teste, que serão criados antes da execução (EXE).
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário