terça-feira, 3 de julho de 2012

O Cenário


Vamos partir de um princípio, no qual é realidade de muitas empresas: Desenvolvimento sem documentação, sem um setor de Testes ou Qualidade do Produto bem definido, atendendo uma demanda alta de projetos e de muitas reclamações da parte de clientes, relacionado com bugs nos aplicativos que ela entrega. Essa empresa, tentando atingir um melhor resultado, passa a utilizar um método ágil de desenvolvimento. Desta forma segue desenvolvendo sem documentação, atendendo as reclamações e sem um setor de Teste definido.
 Este é o cenário que vamos partir para fazer o estudo do Teste Ágil (agile testing), evoluindo a cada post, mostrando hipoteticamente os erros e acertos mais comuns das empresas e a qualidade do produto.
Essa é a minha proposta, uma análise em um cenário critico. Pretendo postar também os assuntos de forma dinâmica, sem textos longos, com imagens e explicações quando necessário.
Gostaria de dizer a todos  que é possível  ter um setor de testes eficiênte, documentado , com niveis e fases bem definidos e com tarefas equivalentes a cada estágio de desenvolvimento.
O Teste Ágil (agile tesing) pode ser uma excelente alternativa nas empresas de TI de pequeno e médio porte ou em pequenos projetos especifico de uma grande empresa.


2 comentários: